data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
A rede de solidariedade da campanha Amigo Secreto do Diário está contagiando as empresas santa-marienses. Esta segunda edição é viabilizada pelo patrocinador âncora, a Coca-Cola, e demais patrocinadores: Redvis Óptica Pérola, Vivacin Clínica de Vacina, Eny Calçados, Unimed e Elegância Center Shop. Além disso, tem o apoio da Livraria da Mente. Mas as participações continuam crescendo: isso porque muitos empresários decidiram adotar cartinhas e doar alimentos e brinquedos.
Vila Brasil tem 49 crianças à espera do Amigo Secreto do Diário
E foi justamente o sentimento de ajudar ao próximo que motivou os funcionários da Nicola Veículos a adotarem 100 cartinhas. Conforme o gerente de vendas Eduardo Finamor, a iniciativa partiu da própria equipe. Ele conta que foi a matéria sobre as entidades participantes que chamou a atenção de todos:
- Tocou a gente ver de quem eram as cartas. São pessoas que precisam, que estão com recursos escassos. Neste momento de Covid, com tantas pessoas precisando, 100 cartinhas não é um número tão grande assim. Foi uma ação coletiva.
Já o Banco de Alimentos de Santa Maria irá doar 250 cestas básicas, já que muitas famílias pediram alimentos ao amigo secreto. Segundo o presidente da diretoria executiva, Iraci Antônio Dani, a entidade foi convidada a participar da campanha mas, como todas as decisões são tomadas de forma coletiva, foi feita uma reunião com a diretoria:
VÍDEO: adolescentes e jovens do Cededica também esperam presente de Natal
- Quando ouvimos a grandiosidade da coisa, o número de cartas com solicitação de cestas básicas e outros materiais, a diretoria, de forma unânime, abraçou essas 250 cartinhas.
Auxiliar as pessoas e incentivar ações solidárias fazem parte da rotina dos militares do Centro de Adestramento Sul (CA Sul). Na última quinta-feira, a tenente Daiane Costa Gonçalves e o sargento Samuel Condor Lopes estiveram na sede do Diário, representando essa organização do Exército. Eles adotaram 50 cartinhas de diversas entidades para distribuir entre os colegas.
- É muito gratificante poder ajudar. E essa é uma motivação que vem de todos os níveis - comenta Daiane.
Os militares explicam que o apoio vem também de suas famílias, que se envolvem na aquisição das doações.
- É uma mobilização espontânea, que acaba criando uma cultura de solidariedade - explica o sargento Lopes.
Saema tem 255 cartinhas para adoção no Amigo Secreto do Diário
IMPORTÂNCIA
A CVI Coca-Cola é a patrocinadora âncora da campanha. Conforme a coordenadora de desenvolvimento de marcas, Lisiane Larecki, a empresa decidiu participar do Amigo Secreto devido à relevância que a ação tem para Santa Maria neste momento. Além das doações de alimentos, EPIS e apoio aos hospitais e ao terceiro setor da região já realizados pela empresa, que já somam mais de R$1,6 milhões, a ideia do apoio à campanha foi também a de estimular a solidariedade.
- A ação de adotar uma cartinha beneficia também quem está adotando. Pode ser um gesto pequeno, mas ajuda a renovar a fé na bondade das pessoas e a esperança de um ano melhor - diz Lisiane.
*Colaboraram Luiza Oliveira e Carmen Xavier
EMPRESAS
- Banco de alimentos - Doou 250 cestas básicas
- Clip Papelaria - Doou dois sacos repletos de brinquedos novos
- Nicola - Adotou 100 cartinhas
- Exército - Adotou 50 cartinhas
- Hospital Militar - Adotou 35 cartinhas
- Domus Academia - Adotou 32 cartinhas
- Beltrame Casa Completa - Adotou 22 cartinhas
- Viacentro - Adotou 20 cartinhas
- Big Festas - Adotou 20 cartinhas
- Cresol - Adotou 10 cartinhas
- Pinus Restaurante - Adotou 14 cartinhas
- Unicred - Adotou 13 cartinhas
- Cancian - Adotou 10 cartinhas
- Hyundai - Adotou 10 cartinhas
- Costaneira - Adotou 10 cartas
- Espaço Móveis - Adotou 8 cartinhas
- Rótula Papelaria - Irá adotar cartinhas, número ainda em definição